Desidério Murcho | Todos os Sonhos do Mundo e Outros Ensaios


1- Qual a motivação que está na base deste seu livro "Todos os Sonhos do Mundo e Outros Ensaios"?
R- Trata-se de uma colecção de alguns ensaios mais substanciais que fui publicando ao longo de vários anos, e de outros mais ligeiros, que têm em comum inserirem-se nesse género de escrita muito cultivada por David Hume e outros intelectuais escoceses: o ensaio. A principal motivação foi dar aos leitores de língua portuguesa a oportunidade de conhecer algumas ideias filosóficas que considero importantes e esclarecedoras: ideias sobre o sentido da vida, a relatividade (ou não) dos valores, a filosofia académia, a legitimidade epistémica da fé, e alguns outros.

2- Quais as principais ideias que espera conseguir transmitir aos seus leitores?
R- Uma das ideias importantes que surge em vários ensaios é o impacto imenso que uma completa banalidade tem nos nossos métodos de reflexão. A banalidade é que somos falíveis. O impacto é que isso significa que temos de estar sempre a introduzir controlos e ajustes, para que erremos o menos possível. Esta mesma ideia surgia já no meu livro anterior, Filosofia em Directo, e pensei que seria interessante os meus leitores verem a mesma ideia de outros pontos de vista e aplicada a outras perplexidades filosóficas.

3- Como é que a filosofia nos pode ajudar, sobretudo em tempos tão conturbados como os que hoje vivemos?
R- Um dos ensaios do livro tornou-se entretanto ainda mais urgente do que o era quando o escrevi, pois tem como pano de fundo a importância imensa da responsabilidade doxástica — isto é, não ter opiniões sem um estudo adequado das coisas. Esta é uma das coisas que a filosofia pode fazer por nós: mostrar a importância de estudar adequadamente as coisas. De algum modo as pessoas sabem da importância do estudo adequado das coisas quando estão em questão decisões médicas ou de engenharia; mas depois, em questões políticas, pensa-se que é só uma questão de ter fortes convicções ideológicas. Talvez a filosofia possa ajudar algumas pessoas a ver imensa ilusão, e o perigo, de formar opiniões irresponsavelmente, sem qualquer estudo adequado das coisas. Talvez.
__________
Desidério Murcho
Todos os Sonhos do Mundo e Outros Ensaios
Edições 70, 16,90€



Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.