Arménio Rego-Filipa Castanheira-Miguel Pina e Cunha | Propósito: Ideias para Trabalhar Ligados

1-Qual a ideia que esteve na base da escrita deste livro “Propósito: Ideias para Trabalhar Ligado”?
Miguel Pina e Cunha (MPC) - O facto de o trabalho ser tão amiúde uma fonte de desprazer e falta de significado. O objectivo foi o de usar a investigação científica para perceber porquê e como lidar.
Arménio Rego (AR) - Pretendemos ajudar a compreender que, quando trabalhamos com propósito valoroso, somos mais empenhados no que fazemos, enfrentamos melhor a adversidade (porque esta adquire sentido), e somos mais felizes. Efeitos similares ocorrem nas equipas e nas organizações com propósito dotado de significado.
Filipa Castanheira (FC) - Aquilo que fazemos ou que os outros fazem é quase sempre utilizado para nos definir na sociedade , o local de trabalho é o sítio onde passamos o maior número de horas, e, no entanto e com bastante frequência, deparamo-nos com pessoas que não sabem muito bem porque têm este ou aquele trabalho. A ideia é a de que todos (empresas, trabalhadadores e sociedades) estaríamos melhor servidos se houvesse uma preocupação em encontrar significado no que fazemos.

2-O que podemos entender por este conceito de “propósito”?
MPC- Como o processo de encontrar significado naquilo que fazemos, O processo é ativo. Procura-se significado criando-o.
AR- O propósito com significado é algo que nos transcende e nos mobiliza para fazer bem o bem.
FC- O Propósito permite-nos compreender qual é a "mais-valia" ou o contributo do que fazemos para uma determinada causa que não nos é indiferente.

3-De que forma é que todos nós podemos trabalhar melhor, ser mais produtivos e contribuir para o bem comum?
MPC- Pensar sempre na razão por que fazemos aquilo que fazemos. Considerar que o que fazemos tem impacto.
AR- Trabalhando para o bem comum (os nossos alunos, os nossos clientes, a comunidade, os nossos semelhantes), e simultaneamente zelar pelo bem pessoal e o da nossa família! Não é preciso mudar o mundo – basta fazer bem o que é bom, para nós e os outros.
FC- Identificando bem as causas que nos mobilizam e que podem conferir significado ao que fazemos. 
__________
Arménio Rego/ Filipa Castanheira/Miguel Pina e Cunha
Propósito: Ideias para Trabalhar Ligado
RH Editora, 11,50€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.