Leonel Moura | A Invasão dos Robôs


1 - O que o motivou a escrever este novo livro: "A Invasão dos Robôs"?
R-Trabalho com robótica e inteligência artificial aplicadas à arte desde o final do século passado. É portanto um tema que sigo com particular interesse. Nestas quase duas décadas a robótica evoluiu imenso. Os robôs industriais deixaram de ser “estúpidos”, ou seja, repetir as mesmas tarefas, para incorporar inteligência, alguma autonomia e capacidade de decisão. Entretanto nasceram muitos novos tipos de robôs de serviço, sociais ou de entretenimento. O livro faz o balanço do que existe. Com uma linguagem simples e acessível.

2- Quais as principais ideias que espera conseguir transmitir aos seus leitores?
R- A robótica associada à inteligência artificial representa um enorme benefício para a indústria, para a economia e em geral para a qualidade de vida dos seres humanos. Trata-se de uma área ainda relativamente recente mas num processo de expansão tão acelerado que se apresenta como uma grande oportunidade para a inovação. Nesse sentido o livro pretende estimular os mais jovens a se dedicarem a estas tecnologias. Robótica e inteligência artificial apresentam também riscos importantes. Desde logo ao substituírem o trabalho humano e, portanto, causarem um desemprego generalizado. Hoje a inteligência artificial já não substitui só a mão-de-obra pouco qualificada, mas começa a realizar tarefas de grande sofisticação e conhecimento. O livro alerta para os riscos e fala da necessidade de se começar a pensar em soluções agora e não quando for tarde demais.

3- Que temas ocupam, actualmente, a sua reflexão e podem vir a ser a base de um novo livro?
R- Estou neste momento a organizar uma conferência internacional sobre inteligência artificial. Vai ter lugar no próximo verão em Petersburgo, Moscovo e Nova Iorque. Não penso noutra coisa… é possível que no final com tudo o que estou a aprender possa escreve um livro especificamente sobre inteligência artificial.
__________
Leonel Moura
A Invasão dos Robôs
Aletheia, 8,90€ 

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.