José Magalhães | Políticos.pt


1-De que trata este seu novo livro?
R- Quis publicitar, preto no branco, quanto é que o Estado paga aos titulares dos mais importantes altos cargos da República. Cito leis e muitas outras fontes de informação (até indico a forma de as ler gratuitamente!), mas como o matagal jurídico é um labirinto confuso, o Guia ajuda a compreender coisas que surpreenderão muita gente. Exigem correcção e não silêncio.

2-Qual a principal ideia que gostava de transmitir aos seus leitores?
R- É preciso que haja justa paga pelo serviço público, mas o sistema remuneratório deve ser ajustado às possibilidades do país, cada cêntimo recebido deve ser publicitado num registo digital acessível a todos (como no Reino Unido) e as disfunções que inventariei corrigidas o mais depressa possível.

3-O afastamento da política, a má opinião que muitos cidadãos têm sobre os políticos tem a ver apenas com as remunerações ou há outros factores?
R- Há muitos outros. Os poderes nacionais perderam autoridade e competências. Zygmunt Bauman explica bem como essa perda a favor de mercados opacos e poderes incontrolados é perturbadora. Espera-se do deputado o que ele não pode dar. A crise de confiança supera-se reformando e não calando. Quis ajudar a quebrar esse silêncio perigoso.
__________
José Magalhães
Políticos.pt-Guia Prático das Remunerações de Altos Cargos da República
Aletheia, 14,90€


Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.