Nuno Rogeiro | O Pacto Donald

1-De que trata este seu livro «O Pacto Donald»?
R- Donald Trump anunciou, em Gettysburgh (local histórico de um famoso discurso de Lincoln, no crepúsculo da Guerra Civil), o seu programa para «recuperar a América». O livro é sobre esse anunciado Pacto: trata-se realmente de um Novo Contrato com o Povo dos EUA, ou uma fraude? Por outro lado, trata-se de analisar a campanha eleitoral, as razões dos resultados, o problema das sondagens, do voto das minorias, a história do populismo nos EUA, uma reinterpretação da história política americana pelos olhos de um grande observador europeu do século XIX, Alexis de Tocqueville, a questão do colégio eleitoral e do federalismo perfeito, os erros e soluções certas das campanhas, nos estados decisivos, uma pequena história dos insultos em duelos presidenciais, a questão da «resistência» ao Trumpismo e, por fim, um ensaio de mais de 100 páginas sobre o que será a nova política externa e de defesa de Washington.

2-Endosso-lhe a pergunta que está na capa do livro: «Trump: 'Novo contrato com a América' ou Fraude»?
R- As promessas de Gettysburgh estão a ser cumpridas, sob a forma de ordens executivas. Mas ainda não vimos uma única lei a passar no Congresso. E a estrutura da política do estado só se consolida com leis. De qualquer modo, o livro explica o argumento de que há realmente um New Deal, e a arguição oposta, a de que se trata, sobretudo, de poeira eleitoral para os olhos do povo.

3-Por estes dias, a presença mediática de Trump é avassaladora. Podemos desde já afirmar que, nos livros de história do século XXI, vai haver uma era “antes" e uma era “depois” de Trump?
R- A era «antes» conhecemos. A «depois» só será avaliada pelo impacte desta presidência. Temos de esperar. Repare-se que ainda estamos divididos sobre o significado histórico de Barack Obama. Se Trump conseguir provar a sinceridade e eficácia das suas propostas, será celebrado por apoiantes e adversários. Se falhar no capítulo da sinceridade e da obra feita, só terá inimigos à sua volta. Inimigos que são a soma dos antigos adversários e dos antigos amigos.
__________
Nuno Rogeiro
O Pacto Donald - Trump: Novo Contrato com a América ou Fraude?
Pub. D. Quixote, 18,90€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.