Compreender e enquadrar o Islão

Compreender e enquadrar historicamente o Islão enquanto ideologia política, no seu seio e na relação com o resto do mundo. O autor dividiu este livro em seis lições para colocar me cima da mesa da discussão e da interpretação do fenómeno muito para além do tema do terrorismo.
Para o resto do mundo, num contexto de guerra mais ou menos e de terrorismo, o islamismo é um inimigo a abater.
Com a leitura deste livro somos, pelo menos, convidados a reflectir sobre um conjunto de acontecimentos (nem todos conhecidos ou valorizados) e de factos que nos permitem olhar para tudo isto com a espessura do tempo e as marcas da história.
E, naturalmente resulta muito claro que leituras a preto e branco serão, muitas vezes precipitadas e parcelares. 
John M. Owen faz uma abordagem séria e bem documentada. Numa questão tão delicada e complexa, não é possível uma postura se neutralidade. Mas o autor esforça-se por nos mostrar o Islamismo: o que é, como nasceu, como evoluiu, como lutou pela sua afirmação e influência.
Uma obra em que Owen apresenta as múltiplas facetas de uma "ideologia complexa e robusta" que "não pode ser entendida sem uma referência à mais ampla ideologia que ela constitui uma reacção: o sectarismo".
Finalmente, a visão de Owen sustenta que conhecer, compreender e relacionar-se com os povos e os estados do Islamismo obrigará a que o Ocidente também reflicta sobre si próprio, a sua diplomacia e a essência do seu modo de vida: a democracia, o respeito pela diferença, a tolerância, os princípios e os valores dos direitos humanos que são estruturantes e não negociáveis. Enfim, um desafio enorme.
__________
John M. Owen
O Islão Político. Ontem e Hoje
Bertrand, 18,80€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.