Filipa Fonseca Silva | Amanhece na Cidade

1 - Qual a sensação de ser a primeira autora portuguesa a entrar no Top 100 da Amazon?
R-É incrível. É ver o meu trabalho reconhecido a nível internacional, provando que há interesse nos autores portugueses um pouco por todo o mundo (nomeadamente nas autoras, que são sempre deixadas para segundo plano em Portugal). Foi também muito bom perceber que os temas que abordo nos meus livros não interessam apenas às pessoas de uma determinada região ou faixa etária. Tive excelentes críticas de leitores das mais diversas nacionalidades e idades, que se identificaram com as minhas personagens e com as histórias que conto.

2 - De que trata este seu livro «Amanhece na Cidade»?
R-Este quarto livro é um romance contemporâneo, que toca temas de sempre, como o amor e a redenção, e outros de agora, como a crise dos refugiados e a alienação da sociedade. É narrado por um táxi, que nos vai contanto as histórias de várias personagens que entram e saem pelas suas portas. Através dele, ficamos a conhecer a história de Manuel, o taxista que não sabe chorar, e das várias personagens que fazem parte dos seus dias: Olinda, a ama de duas crianças mal-educadas; Daisy, a stripper; João, o sem-abrigo, entre muitas outras. Foi desafiante escrever na perspectiva de um objecto e penso que essa particularidade torna este livro algo surpreendente.

3 - Que cidade é esta que amanhece no seu romance?
R- Lisboa. Nos meus livros anteriores nunca situei a acção numa cidade concreta, deixando propositadamente à imaginação dos leitores. Mas desta vez, quis prestar uma homenagem a Lisboa e às suas gentes.
__________
Filipa Fonseca Silva
Amanhece na Cidade
Bertrand   15,50€

(Primeiro livro de Filipa Fonseca Santos)

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.