Marco Neves | A Baleia que Engoliu um Espanhol

1- «A Baleia que Engoliu um Espanhol» é um romance de estreia: como espera poder olhar para este livro daqui a 20 anos?
R- O livro é uma homenagem às histórias que ouvimos na nossa infância. É difícil, mas se, daqui a 20 anos, olhar para trás e tiver a mesma boa sensação que tenho ao lembrar-me das histórias dos meus avós, acho que seria muito bom. Para dizer a verdade, o que gostava mesmo é que os leitores se lembrassem do livro daqui a 20 anos. É uma leitura rápida para os dias de calor, mas que seja como os amores de Verão: fugazes, mas inesquecíveis.

2- Qual a ideia que esteve na origem deste livro?
R- Já há algum tempo que me apetecia escrever um livro de aventuras. Há uns meses, publiquei uma história da nossa língua (A Incrível História Secreta da Língua Portuguesa) que construí como um romance de aventuras. Ora, o presidente da Câmara de Peniche (a terra onde nasci) leu esse livro e desafiou-me a construir uma história nos cenários daquela terra cheia de grutas, naufrágios, piratas, labirintos… Deu-me até um nome para pôr a minha imaginação a funcionar: Lúcio Arvénio Rústico, um comerciante romano que viveu na Ilha de Peniche nos primeiros anos da nossa era e foi descoberto no final do século XX. A partir dessas pistas, construí este folhetim de aventuras, que percorre a história desde o Império Romano até à passagem de ano de 2016 para 2017, recheado de personagens que vão beber às histórias do nosso imaginário comum: piratas, princesas, assassinos, pilotos de guerra, mas também o Romeu e a Julieta, o Indiana Jones, James Bond e até a série 'Allo-'Allo (há uma personagem da série que aparece por lá bem disfarçada). Não esqueci ainda algumas personagens da nossa História, desde os nossos reis, até ao Prior do Crato e aos ingleses que vieram tentar recuperar Portugal aos espanhóis e não conseguiram. São personagens que vão contando histórias umas às outras, enquanto andam à procura dum certo tesouro escondido não vou dizer onde.

3- Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R- Vou escrevendo artigos para o meu blogue Certas Palavras. No que toca a livros, tenho algumas ideias na cabeça, mas para já ainda só consigo pensar nesta baleia que engoliu um pobre castelhano.
__________
Marco Neves
A Baleia que Engoliu um Espanhol
Guerra & Paz  14,90€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.