Fernando Correia | E Se Eu Fosse Deus?

1-Como surgiu a ideia de escrever este livro "E Se Eu Fosse Deus"?
R-Sou um homem de causas e preocupado com a forma como o mundo está a evoluir no sentido de desprezar valores e de estabelecer uma vala cada vez maior entre os que têm muito e os que precisam muito. Sob o ponto de vista humano e sociológico é fundamental contribuir, de forma visível, para que as desigualdades sejam menores. O livro “e se eu fosse Deus?” vai exactamente nesse caminho de alerta e prevenção para ser possível diminuir as desigualdades sociais. Os direitos humanos não podem ser, apenas, uma figura de retórica. É preciso dar expressão ao que se pensa e estabelece nos lugares de decisão mundiais.

2-Qual a realidade das ruas de Lisboa que descobriu com o Henrique, o protagonista desta obra?
R-Henrique existe e, com ele, muitos outros Henriques que andam sem destino pelas ruas e pelos recantos de Lisboa. Henrique é um idealista e um sonhador, mas ele próprio demonstra ser um homem de causas sempre preocupado em ajudar quem está pior do que ele. Henrique, por tudo o que fez, por tudo o que me ensinou, por tudo o que disse, pela sua filosofia de vida está, certamente, muito mais próximo da abstração Deus do que qualquer de nós, porque a corporizou, porque acredita num Ser superior, porque percebe que é quase nada perante a grandeza do Universo. No fundo, Henrique é uma lição de vida que deve ser entendida.

3-Escrever um livro como este é, certamente, algo que mexe com o autor: o que se passou consigo?
R-Aprendi, ou reaprendi, a viver sabendo que não estou sozinho e que devo partilhar o que tenho, o que penso e o que posso fazer com os meus semelhantes. Sinto que sou um ser humano diferente e que tenho, agora, muito mais preocupações do que tinha, com aqueles que necessitam do apoio e da ajuda de todos nós, a começar pelas autarquias e a acabar no governo central. E falo assim porque as Juntas de Freguesia e as Câmaras Municipais estão muito mais próximas da realidade.
__________
Fernando Correia
E se Eu Fosse Deus?
Guerra & Paz  15,90€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.