Manuel S. Fonseca | Revolução Russa: Cronologia, Utopia e Crime

1-Como surgiu a ideia de escrever um livro sobre a Revolução de Outubro?
R- O factor essencial foi a comemoração dos 100 anos. Foi essa a primeira motivação do editor que sou. A motivação do autor, que também sou, foi a da percepção que hoje temos de que a Revolução de Outubro mudou completamente o mapa da Europa: a Rússia abandonou o seu processo de integração económica e política no espaço europeu, e a Revolução de Outubro é também responsável pela maior crispação social e política que dará origem na Alemanha à ascensão de Hitler e à II Guerra.

2-Na pesquisa realizada, identificou factos novos ou factos que agora ganham outro significado e importância?
R- O meu livro é confessadamente uma síntese do que os historiadores e as revelações que vieram da abertura dos arquivos soviéticos já disseram. A única vantagem que o meu livro apresenta é que é um livro de divulgação em português e que, nessa qualidade, é um livro que põe em causa a versão heróica que os comunistas continuaram a popularizar. No essencial, sublinho no meu livro que a Revolução de Outubro é um golpe de estado de um grupo minoritário e que é um golpe contra uma possível coligação de esquerda, eliminando os partidos de esquerda maioritários que visavam a criação de um sistema parlamentar e democrático.

3-Qual o papel que a Revolução de Outubro desempenhou na história do século XX europeu?
R – A Revolução de Outubro é, se quisermos, um Brexit avant la lettre. É o triunfo do populismo e forneceu a base a muita intelectualidade europeia para justificar, e pretensamente legitimar, as suas tendências antidemocráticas. No entanto, e como acontece a todos os populismos, milhões de seres humanos encontraram também na ideia de revolução comunista uma esperança de mudança e de realização de um mundo melhor. Dramático é que essas esperanças não tivessem substância e tenham sido amargamente defraudadas por um totalitarismo repressivo, um dos mais ferozes que a História guarda.
__________
Manuel S. Fonseca
Revolução Russa: Cronologia, Utopia e Crime
Guerra e Paz  27€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.