Diga não ao cruel comércio da morte.

Ana Gil Campos | As Impertinências do Cupido

1-O que representa, no contexto da sua obra, o livro «As Impertinências do Cupido»?
R- É mais uma análise do ser humano, desta vez como ser atuante e pensante nas relações amorosas, mas com uma abordagem bastante diferente em relação aos livros que escrevi anteriormente. A ironia impera, as histórias aparentemente distintas cruzam-se apresentando e explicando as personagens, até que no final o puzzle fica completo.

2-Depois de dois romances, este é muito mais um livro de histórias: como se sentiu no papel de contista?
R- Relativamente a este livro, não sei se é um romance que pode ser confundido com um livro de contos, se é um livro de contos que se transformou em romance, ou se é um ensaio sem que o leitor se aperceba. Desconfio que seja a terceira hipótese. A ideia para este livro surgiu de um conto que já tinha escrito há algum tempo. Tenho vários contos escritos, assim como poemas, que nunca foram publicados. Um poema é uma explosão da boca, um conto é uma flor que brota da mão. Os contos encerram uma magia única, conseguem dizer muito em poucas páginas.

3-Estas histórias do Brasil urbano podiam passar-se noutra cidade ou são indissociáveis de São Paulo?
R- As personagens e as suas histórias, atitudes e reflexões, poderiam passar-se em qualquer parte do mundo, visto sermos muito parecidos nas nossas ações e reações nas relações amorosas, uns mais do que outros obviamente. Assim se explica a facilidade com que as pessoas se identificam com As Impertinências do Cupido. Como diz a nota introdutória do livro, as personagens amam, não amam, desejam amar e serem amadas, isto é, não são muito diferentes de qualquer pessoa que vive em qualquer outro bairro do mundo. Contudo, o local onde se passa a história existe realmente. Através da leitura do livro é possível percorrer-se o bairro Itaim Bibi​,​ em São Paulo, pois as suas ruas e locais são descritos tal e qual existem. Aliás, pode ser interessante acompanhar a leitura do livro com o mapa do bairro, percebendo onde se situa a rua na qual vive determinada personagem e onde se localizam os espaços que costuma frequentar. Além disso, há várias referências aos hábitos e estilo de vida dos moradores deste bairro, e isto é indissociável de São Paulo.
__________
Ana Gil Campos
As Impertinências do Cupido
Coolbooks  11€

Entrevistas sobre os outros livros da autora:
LER A Segunda Pela da Acácia Mimosa (2014)
LER Quando ruiu a Ponte sobre o Rio Tamisa (2016)