Diga não ao cruel comércio da morte.

Jorge Rodrigues | Regulação, Ética, e Governance

1. Qual a origem deste seu livro «Regulação, Ética e Governance»?
R- O livro “Regulação, Ética e Governance: O mercado da informação financeira” surge na sequência da prática e reflexão de matérias comportamentais em contexto profissional e na lecionação das mesmas em contexto académico, em cursos de segundo ciclo. O objetivo supremo foi sempre a ideia de que as organizações que funcionem bem e sejam respeitadas pelos cidadãos, contribuem para a obtenção de resultados melhores e mais sustentáveis, para a Sociedade. 

2. Ética e responsabilidade social das empresas: em muito casos parecem apenas adornos e não tanto práticas. Será assim?
R- As práticas de gestão dos recursos das organizações, de qualquer dimensão, têm vindo a sofrer modificações desde o início deste século, colocando maior ênfase em matérias do foro comportamental. Seja qual for o rótulo colado a estas estratégias, todas as organizações procuram disfrutar de legitimidade junto da sociedade onde se inserem, contribuindo para o seu desenvolvimento, procurando ser boas cidadãs. Nestes termos, a ética e a responsabilidade social das empresas estão implícitas…

3. De que forma é possível ultrapassar a profunda descrença dos portugueses nas suas instituições?
R- Esta profunda descrença da sociedade portuguesa nas suas instituições irá sendo progressivamente ultrapassada à medida que os jovens gestores forem disseminando valores, atitudes e comportamentos justos, para dignificar as organizações em que desenvolvem o seu trabalho, colocando-as a funcionar corretamente, envolvendo e motivando os seus recursos humanos, condição necessária para melhorar o desempenho da economia portuguesa. 
__________
Jorge Rodrigues
Regulação, Ética e Governance: O Mercado da Informação Financeira
RH Editora  21,50€