Diga não ao cruel comércio da morte.

José Viale Moutinho | Literatura Tradicional Portuguesa. Uma Antologia

1-Qual a ideia que esteve na origem desta antologia, «Literatura Tradicional Portuguesa»?
R-Há mais de trinta anos que tenho vindo a trabalhar na tradição oral portuguesa, de que vou publicando alguns volumes – Adivinhas Populares Portuguesas, Contos Populares Portugueses, O Grande Livro das Tradições Populares Portuguesas, O Grande Livro das Lengalengas, A Alma aos pés de Baco, O Comer e o Beber na boca dos Portugueses, À Lareira, etc. Inclusive em 2017 saiu em Espanha, na excelente editorial Siruela, um livro meu de contos populares portugueses que, curiosamente, foi a primeira obra portuguesa do género publicada no estado vizinho. No entanto, por cá foi o silêncio absoluto, apesar de lançada na feira do livro de Madrid dedicada a Portugal. Com este novo livro interessava-me disponibilizar às novas gerações uma antologia suficientemente abrangente com amostragens dos diversos campos da expressão popular. Aqui podem ser encontrados cancioneiro, romanceiro, provérbios, contos, adivinhas, peças de teatro, orações, lengalengas, etc. E também uma ampla bibliografia que é como que um guia para exploração. 

2-O campo de partida da literatura tradicional portuguesa é imenso: que critérios usou para depurar a escolha e chegar a este texto?
R-O critério foi apenas um: o movimentar-me entre as mais fidedignas peças da literatura tradicional portuguesa, quer bibliograficamente quer valendo-me das recolhas que sempre fui fazendo. Recordo, no entanto, que este tipo de trabalho tem como uma das suas regras aquela de quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto! Infelizmente, há quem esqueça isto como se a tradição fosse algo petrificado.

3-De tudo o que leu e escolheu, consegue indicar aos leitores algum texto que ainda hoje o surpreenda?
R-Diria que o que me surpreende é a ignorância que subsiste em torno destes temas como se fosse possível restringi-los a trabalhos académicos ou reduzi-los a materiais para crianças, ficando de fora toda sociedade remanescente. Esta sim, surpreende-se com um provérbio, uma adivinha ou a lenda de uma moura encantada.  Bem eu disse que que essa gente me surpreende, não foi? Na verdade, deixa-me perplexo!
__________
José Viale Moutinho
Literatura Tradicional Portuguesa. Uma Antologia
Temas e Debates. 24,40€
José Viale Moutinho na "Novos Livros" | Entrevistas