Apoie a Amnistia Internacional Portugal

José Eduardo Franco | Os Leitores Perguntam, Padre António Vieira Responde

Foto: José Manuel Fernandes
1-Qual a ideia que esteve na base deste vosso livro «Os Leitores Perguntam, Padre António Vieira Responde»?
R-Quisemos preparar, a partir dos 30 volumes da Obra Completa de Vieira, um livro, pensando no grande público e em todas as idades, com as grandes ideias e sábios pensamentos deste escritor maior da nossa literatura. Imaginámos perguntas e procurámos as respostas extraídas dos seus textos que chegaram até nós.

2-Este pode ser o livro que abre as portas da obra do Padre António Vieira a muitos novos leitores?
R-Sim, este livro pode ser lido por jovens e adultos de qualquer formação, acedendo aos mais inspiradas e inspiradoras afirmações do Padre António Vieira em forma de pergunta-resposta. Encontramos neste livro os mais variados temas argutamente pensados por Vieira, entre os quais, o Amor, a Amizade, o Ódio, a Inveja, os Inimigos, o Poder, a Vida, a Fé, a Verdade, a Vaidade, a Glória, a Esperança, a Justiça, a Nobreza, a Ação, a Salvação,  Deus, etc.

3-O livro pode ser lido como uma grande entrevista sobre imensos temas: esta opção formal torna a leitura mais viva e interessante?
R-Esta grande entrevista que imaginámos fazer a Vieira em duas centenas de página resume de algum modo a sua obra completa de 30 volumes e oferece, em forma de diálogo vivo, reflexões sobre temas que preocupam as pessoas do século XXI e que Vieira já tinha pensado no seu tempo. Essa é grande virtualidade deste livro que demonstra a atualidade do Padre António Vieira, aliás como acontece com os grandes pensadores clássicos. Os clássicos são intemporais. Nunca perdem a atualidade. São do seu tempo, mas deixaram uma mensagem com pertinência e capaz de interessar os homens de todos os tempos. Vieira é um desses eloquentes exemplos de um génio que pensou a condição humana nas suas grandezas e limites e que, no essencial, continua a mesma. Portanto, esta obra é de algum modo um guia para nos entendermos melhor como seres humanos.
__________
José Eduardo Franco/Aida Sampaio Lemos/Joana Balsa de Pinho/Porfírio Pinto (orgs.)
Os Leitores Perguntam, Padre António Vieira Responde
Temas e Debates  16,60€