Apoie a Amnistia Internacional Portugal

Mário Augusto | Janela Indiscreta

Foto: António Guerreiro

1-O seu livro (“Janela Indiscreta”) tem a magia de sintetizar 30 anos de conversas: que critérios usou para escolher os seus convidados?
R-Essencialmente, as estrelas que mais me tocaram ao longo dos 30 anos de entrevistas e com quem falei mais vezes ao longo dos anos. Acabou por ser uma escolha difícil porque tive que deixar grandes estrelas de fora desta lista e, na verdade, falei com algumas delas várias vezes - umas oito, nove e dez vezes ao longo da carreira - e fui registando ideias muito curiosas e sábias sobre o cinema, a arte de representar e até mesmo a vida. Acabei por selecionar os 25 nomes que mais me tocam e que melhor interagiram comigo. Percebi, com o tempo, que todas elas têm em comum uma particularidade: as carreiras sólidas fazem-se numa equação triangular que tem que estar bem conjugada e no peso certo de talento, trabalho determinado e sorte. É esse o triângulo que faz as melhores carreiras, como se prova nas conversas que mantive com estas 25 estrelas. Sem sorte, determinação e talento, nenhuma delas tinha chegado onde chegou…

2-Depois de muitas entrevistas a dezenas de actores e realizadores, quem mais o surpreendeu ao longo destes 30 anos?
R-Diria que aprendi sempre com todos os que escolhi para o livro mas posso dizer que ainda me surpreende a simplicidade da Meryl Streep bem como o saber e a vontade de partilhar de nomes como Copolla e Scorsese. Fico muitas vezes a pensar sobre o que é realmente ser uma estrela e a solidão que esse estatuto pode acarretar. Por exemplo, quando estava a rever as entrevistas hilariantes do Robin Williams, tentei perceber a incompreensível forma como ele pôs fim à vida. Gosto de analisar vidas e atitudes e algumas destas estrelas deram-me essa possibilidade… e aprendo sempre com isso.

3-Para cada um dos 25 entrevistados escolhe os seus três melhores filmes: serão eles a videoteca ideal para quem gosta de cinema ou apenas uma escolha pessoal subjectiva?
R-É claro que há muito de pessoal na escolha mas tive sempre a preocupação de selecionar 3 filmes que dessem uma perspetiva ampla da carreira e variedade de géneros dessas estrelas. Diria que quem não conhece bem a carreira dos nomes selecionados fica a conhecer vendo aqueles filmes que seleciono e ganha um conhecimento mais sustentado de cada uma das carreiras. Mesmo que já conheçam o filme podem rever e ganham uma nova perspetiva de análise das carreiras dos nomes selecionados.
__________
Mário Augusto 
Janela Indiscreta
Bertrand  18,80€