Apoie a Amnistia Internacional Portugal

Orlando Gomes | A Economia em 160 Citações

1-Qual a ideia que esteve na origem deste seu livro «A Economia em 160 Citações»?
R-Com este livro pretendeu-se fundamentalmente oferecer uma visão abrangente sobre o que é a Economia, os assuntos que esta ciência trata, e o modo como tais assuntos são abordados pelos cientistas neste campo do saber. Com este propósito, foram recolhidos 160 excertos de texto, que têm por proveniência essencialmente artigos publicados no passado recente nas mais reputadas revistas científicas na área por alguns dos mais proeminentes economistas da atualidade. Os referidos excertos são acompanhados, cada um deles, por um comentário que contextualiza e explica os diversos argumentos apresentados, possibilitando assim ao leitor ganhar uma visão de conjunto sobre os temas da Economia e respetiva abordagem do ponto de vista académico.

2-No imenso universo da Economia, quais os critérios que presidiram a escolha das 27 áreas temáticas escolhidas para configurarem o livro?
R-A seleção das 160 citações obedeceu a diversos critérios, sendo um dos principais a diversidade e abrangência dos respetivos assuntos tratados, de modo a que a obra pudesse oferecer uma panorâmica geral sobre quais são os principais objetos de reflexão desta ciência. Neste sentido, os textos recolhidos foram organizados em 27 áreas temáticas que englobam, de modo genérico, a quase integralidade dos assuntos que interessa estudar neste campo científico. Os primeiros temas focam-se na macroeconomia (globalização, crescimento económico, desigualdades de rendimento, ciclos económicos, impacto das alterações climáticas); evolui-se em seguida para as questões da política económica, da regulação pública e das liberdades individuais; posteriormente, diversas áreas temáticas concentram-se na organização dos mercados, na concorrência, nas trocas, na atividade empresarial e no emprego; havendo ainda espaço, na parte final, para algumas notas de relevo sobre escolhas individuais e questões comportamentais, e sobre aspetos metodológicos e de evolução da abordagem científica aos fenómenos económicos.

3-E para a escolha dos autores presentes?
R-A seleção dos autores a incluir na obra obedeceu basicamente a dois critérios: o conteúdo das citações e a reputação dos autores. Na generalidade dos casos, os excertos de texto foram recolhidos a partir de artigos científicos publicados por alguns dos mais reputados economistas da atualidade, incluindo alguns prémios Nobel, o que permite ganhar consciência sobre os problemas que ocupam algumas das mais brilhantes mentes da atualidade. Outros textos, não correspondendo necessariamente a trabalho publicado por académicos de primeira grandeza, valem sobretudo pelo conteúdo das afirmações e pela forma como esse conteúdo permite contextualizar alguns assuntos de extrema relevância.
__________
Orlando Gomes
A Economia em 160 Citações
Sílabo Editora  24,90€