Apoie a Amnistia Internacional Portugal

Carolina Machado/J. Paulo Davim | MBA para Gestores e Engenheiros

1-Qual a ideia que esteve na origem deste seu livro «MBA para Gestores e Engenheiros»?
R- A ideia foi, a partir do contributo de um conjunto de experts das diferentes áreas da Gestão, escreverem um livro que servisse de suporte para todos aqueles que, a desempenharem funções de gestão / direção nos diferentes tipos de organização, pretendem renovar e/ou adquirir novos e mais profundos conhecimentos das principais matérias que recentemente se têm vindo a trabalhar no campo da gestão. Efetivamente, hoje em dia, profissionais / dirigentes dos níveis intermédio e topo, anseiam por obter um MBA o qual, na sua essência, lhes permite alcançar níveis de saber  e competências dotadas de maior atualidade e pertinência no mundo dos negócios. Seguindo a mesma filosofia, ao colocarmos a designação “MBA”, o princípio aqui subjacente foi o de, através de uma leitura “simples” e bastante acessível, todos os potenciais leitores poderem, de algum modo, absorver o que de mais atual, se tem vindo a desenvolver no campo da gestão. Desde a Estratégia, Marketing, Contabilidade e Finanças, passando também pela Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Projetos, Governação Empresarial e Sustentabilidade, os diferentes leitores têm, neste livro, a oportunidade de apreenderem o que de melhor e mais atual se faz na construção de organizações cada vez mais competitivas.

2-O que diferencia esta obra dos vários manuais de gestão já disponíveis nas livrarias?
R- A grande diferença deste livro, por comparação aos manuais já existentes, é que a sua leitura permite transportar todos os potenciais interessados para o que de mais próximo de um curso de MBA podemos ter sem que o leitor tenha de despender de grandes investimentos financeiros e de conjugação da sua disponibilidade temporal e profissional. Escritos por diferentes experts, e abordando as mais críticas e relevantes matérias da área da Gestão, cada capítulo pode ser interpretado como uma “unidade curricular”, onde após a análise e discussão das temáticas respetivas, coloca à prova o leitor o qual é desafiado a testar os conhecimentos adquiridos no final de cada capítulo, e desta forma mais eficazmente assimilar a diversidade de conteúdos promotores de níveis de saber e competências cada vez mais elevados, compatíveis com uma maior capacidade crítica.

3-Porque sentiram a necessidade de orientar este manual especificamente para gestores e engenheiros. Se para gestores é compreensível, menos claro é o «para engenheiros»: têm os engenheiros uma abordagem diferente da gestão?
R- Grande parte das nossas organizações têm como gestores engenheiros de formação de base. Engenheiros estes que, ainda que a desenvolverem funções de gestão, muito frequentemente “sentem necessidade” de adquirir conhecimentos específicos da gestão. Não é por acaso que um número muito significativo de pós-graduações e mestrados na área da gestão, de MBAs, entre outros, são largamente frequentados por profissionais com formação de base em engenharia. Neste sentido, e sem qualquer pretensão de substituir aqueles cursos, o lançamento deste livro, de grande acessibilidade e adequabilidade para todo o tipo de leitores, tem como públicos muito direcionados os gestores e engenheiros. Os primeiros, porque procuram atualizar os seus conhecimentos com o que de mais atual e pertinente se tem vindo a desenvolver ao nível da gestão; os segundos, porque pretendem adquirir as especificidades próprias da gestão, as quais se encontram perfeitamente plasmadas na diversidade, pertinência e aplicabilidade das múltiplas temáticas que são trabalhadas ao longo dos diferentes capítulos. De realçar que, quando referimos gestores e engenheiros nos reportamos não só aos profissionais já detentores de graus académicos, como também aqueles que se encontram ainda a adquirir a sua formação – estudantes de gestão e de engenharia – que um dia pretendem vir a ocupar funções de gestão nas organizações, mas também ao cidadão comum que anseia por obter os mais diversos e atuais conhecimentos das diferentes matérias conducentes a organizações dinâmicas e cada vez mais competitivas.
__________
Carolina Machado/J. Paulo Davim (coord.)
MBA para Gestores e Engenheiros
Edições Sílabo  31,90€