Fábio Hirota: “Inovar e ganhar competitividade, sem perder o lado humano que sustenta qualquer negócio
1-Qual a ideia que esteve na origem deste seu novo livro «ChatGPT para Negócios e Empresas»?
R-A ideia nasceu da percepção de que muitas empresas ainda veem a inteligência artificial como algo distante ou muito técnico. O livro mostra, de forma prática e acessível, como o ChatGPT já pode ser usado para aumentar produtividade, inovar e ganhar competitividade, sem perder o lado humano que sustenta qualquer negócio.
2-O ChatGPT (e similares) vai mudar a forma com as empresas vendem e como os clientes consomem: onde serão mais significativas as mudanças?
R-As maiores mudanças virão na personalização em escala, na tomada de decisão mais rápida e na integração total entre canais de atendimento, marketing e vendas. Isso vai permitir criar experiências mais fluidas e relevantes, fortalecendo o relacionamento e a fidelidade do cliente.
3-Pensando no futuro: com tanta e tão alargada intervenção da tecnologia corremos o risco de uma automatização excessiva e de uma completa revolução na relação com os clientes?
R-Existe o risco, sim, se a tecnologia for usada apenas para substituir interações humanas. Mas o valor real está em liberar tempo e recursos para que possamos investir mais em empatia, criatividade e estratégia. A tecnologia deve ser uma ponte para relações mais humanas e significativas, não uma barreira.
__________
Fábio Hirota
CHAT GPT para Negócios e Economia
Actual Editora 23,90€