José Dias Egipto: “Procuramos um fio condutor da nossa vida”

1-O que representa no contexto da sua obra literária o livro Pensa Agora?
R- Penso que este livro fecha, de certo modo, um ciclo de reflexões que tenho tido ao longo do tempo. Quando chegamos a certa idade fazemos um balanço do que fomos até aqui e procuramos um fio condutor da nossa vida. A minha geração teve a sorte de viver num período político e social muito intenso e vasto. Nascemos numa ditadura, com o país em guerra e a nossa infância (e adolescência) foi marcada por ela de forma muito consciente e participativa dentro do possível para a época. Assistimos à sua queda e vivemos intensamente todas as convulsões sociais e políticas que se lhe seguiram com um idealismo próprio das revoluções. Vivemos agora um tempo de refluxo de tudo isso com a amargura de quem sente laivos de um passado que pensávamos nunca mais existir. Há assim um círculo que se fecha e outro que se abre que não sabemos o que será. Penso que daria um romance toda esta trajectória e cheguei a pensar nisso mas não tive o fôlego necessário para tão grande empreendimento.

2-Qual a ideia que esteve na origem deste livro?
R- Como disse, posto de lado o romance, resolvi apenas fazer um diálogo comigo mesmo onde pudesse retratar de forma simples e resumida essa história de vida, acrescentando-lhe as dúvidas existenciais que me assolavam e que pudessem suscitar nos outros as mesmas reflexões e, quiçá, outras respostas. A problemática da espiritualidade na sociedade actual aliada aos avanços das neurociências são, neste momento, o principal objecto das minhas reflexões e sinto que vão estar no futuro no centro da evolução da Humanidade, talvez tendo esta que passar por grandes convulsões e guerras até chegarmos à compreensão que somos apenas partículas ínfimas de energia de um todo que se projecta em nós. A inteligência artificial é um desafio que me assusta e me fascina ao mesmo tempo, na medida em que põe em causa a nossa Humanidade de hoje e vai criar outra Humanidade com algoritmos que pensam por nós e que não sentem as emoções do passado. Mas, ao mesmo tempo, podem dar-nos espaço a conhecimentos mais profundos no campo das neurociências e ao nosso auto-conhecimento. Tudo está em aberto.

3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R- Neste momento encontro-me em pousio. A poesia está sempre presente mas a prosa cativa-me também muito. Talvez um novo livro de contos seja o projecto mais viável no futuro.
__________
José Dias Egipto
Pensa Agora
Iditorialis  15€