José Luís Garcia | Lições de Sociologia Clássica

1-Qual ideia que esteve na origem da organização deste livro «Lições de Sociologia Clássica»?
R-A organização da obra Lições de Sociologia clássica obedeceu a duas razões: por um lado, não havia em Portugal nenhum livro que recolhesse textos de autores portugueses que incluísse um tratamento dos teóricos considerados clássicos das ciências sociais, em especial da sociologia; por outro lado, porque se tinha tornado evidente a possibilidade de colmatar esta lacuna dada a existência de vários investigadores com trabalhos sobre o cânone sociológico. 
 
2-Podemos afirmar que as 18 lições incluídas na obra permitem uma discussão e uma visão global da sociologia contemporânea?
R-A primeira lição trata da importância fundamental da teoria para as ciências sociais. A ideia principal é a de que a teoria é o coração das ciências sociais. As outras 17 lições dizem respeito a pensadores fundamentais da fase clássica da teoria e análise sociológica. Tal fase clássica abrange o período que vai dos pioneiros do século XIX até sensivelmente ao aos inícios da II Guerra Mundial.  São lições sobre autores de grande relevo como Auguste Comte, Alexis de Tocqueville, Karl Marx, Gabriel Tarde, Georg Simmel, Max Weber, Harriet Martineau, só para citar alguns dos mais notáveis.
 
3-Marx, Tocqueville, Weber e outros: que critérios seguiram para escolher os autores presentes? 
R-Foram cruciais dois critérios na organização das lições de sociologia clássica. Em primeiro lugar, os autores-chave que deram origem às grandes correntes da sociologia até aos nossos dias: são esses os casos de Marx, Durkheim e Weber. Em segundo lugar, outras figuras com contribuições de imenso valor e que podem já fazer parte do cânone sociológico num sentido alargado, tais como Tarde, Simmel, Mead, Michels e ainda Martineau e Clapperton, no âmbito dos feminismos. Saliento que a inserção destas duas últimas pensadoras é um facto raro num volume desta natureza, mesmo a nível internacional.
__________
José Luís Garcia/Hermínio Martins (org.)
Lições de Sociologia Clássica
Edições 70