Miguel d’Alte: “O momento em que tudo quebra e nada mais volta a ser igual”

1-O que representa, no contexto da sua obra, o livro “Todas as Famílias Felizes”?
R-No contexto da minha obra, representa o regresso ao género policial. É um livro ambicioso, que cruza vários espaços temporais e físicos e explora uma estrutura narrativa inovadora: temos vários narradores e também excertos de um livro escrito meses depois de o caso ser desvendado. Depois de um romance centrado na memória e na identidade, A Origem dos Dias, quis olhar para o espaço doméstico, o território silencioso onde se acumulam afetos, mas também coisas terríveis, escondidas de todos, principalmente em meios rurais. Foi um exercício de escuta e de observação do modo como as relações familiares são destruídas. O que mais me interessava como escritor era esse momento, o momento em que tudo quebra e nada mais volta a ser igual.
2-Qual a ideia que esteve na origem deste livro?
R-Todas as Famílias Felizes nasceu da minha paixão por casos arquivados. Neste livro exploro o desaparecimento misterioso de uma menina de 12 anos, Clara Paixão, entre a escola e casa. Tudo acontece numa noite chuvosa de novembro, na cidade do Porto, e não há pistas nem ninguém viu nada. A partir daí é lançada uma investigação, dois inspetores da Polícia Judiciária tentam perceber o que aconteceu e reconstruir a vida desta menina. Mais tarde, surge também Ademar Leal, jornalista caído em desgraça, e amigo do pai desta criança desaparecida, que faz uma investigação paralela à dos inspetores. À medida que a investigação avança, emergem segredos, ressentimentos e feridas antigas, revelando que nenhuma família é exatamente o que parece.
3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R-Estou a trabalhar num romance que cruza a vida de uma escritora checoslovaca e de um músico português entre os anos 60 e 90. É uma história sobre o exílio, o amor e a violência, mas também sobre o poder transformador da arte. O livro explora também a Primavera de Praga.
__________
Miguel d’Alte
Todas as Famílias Felizes
Suma de Letras 19,95€

