“SIADAP pode contribuir para a melhoria das práticas de gestão e valorização do mérito”

1-Qual a ideia que esteve na origem deste novo livro SIADAP-Avaliação de Desempenho do Pessoal Não Docente na Administração Pública?
R-A avaliação de desempenho assume hoje um papel decisivo no funcionamento das organizações e no percurso profissional e na vida pessoal dos trabalhadores. Apesar de o modelo atualmente em vigor não ser novo, continuam a surgir muitas dúvidas relativamente à sua aplicação prática. Este livro nasce precisamente da necessidade de esclarecer esses aspetos, oferecendo orientações claras que facilitem a compreensão e a operacionalização do SIADAP, tornando o processo mais útil, rigoroso e eficaz para todos os envolvidos.
2-Sendo a avaliação de desempenho na Administração Pública um tema habitualmente polémico e desconfortável, que conclusões é possível tirar da aplicação do SIADAP?
R-A experiência de aplicação do SIADAP demonstra que, embora a avaliação de desempenho continue a ser um processo sensível e por vezes desconfortável, ela pode efetivamente promover maior transparência, responsabilização e alinhamento de objetivos na Administração Pública. A prática evidencia, no entanto, algumas fragilidades, nomeadamente a dificuldade em diferenciar desempenhos, a existência de resistências internas e a necessidade de maior maturidade na cultura organizacional. O SIADAP pode contribuir para a melhoria das práticas de gestão e valorização do mérito, mas para tal será necessária uma cultura organizacional mais madura e participativa na Administração Pública.
3-Pensando no futuro: de que forma um bom sistema de avaliação de desempenho pode optimizar os recursos das escolas e melhorar a qualidade do trabalho realizado pelos profissionais?
R-Um sistema de avaliação de desempenho justo, transparente e orientado para resultados pode constituir um importante instrumento de otimização dos recursos das escolas. Ao reconhecer e valorizar o contributo de cada profissional, aumenta-se a motivação, o compromisso e o sentido de responsabilidade. Quando os trabalhadores se sentem envolvidos e reconhecidos, tendem a alinhar os seus objetivos individuais com os objetivos da escola, contribuindo para um ambiente mais colaborativo e eficaz. Paralelamente, um bom modelo de avaliação permite identificar necessidades de desenvolvimento, apoiar a gestão das equipas e promover uma utilização mais racional e estratégica dos recursos existentes, elevando assim a qualidade do trabalho realizado e do serviço prestado à comunidade educativa.
__________
Alberto Barreira/Wander Carvalho
SIADAP-Avaliação de Desempenho do Pessoal Não Docente na Administração Pública
Editora RH

