Miguel Morgado: “A ameaça ao ideal liberal provém de todos os regimes e ideologias antiliberais”

1-Qual a ideia que esteve na origem deste seu novo livro Introdução ao Liberalismo?
R-Publiquei na Dom Quixote em 2024 o livro Introdução ao Conservadorismo, onde procurei reconstruir o cânone conservador, longe das convenções académicas, diagnosticar a sua crise contemporânea e reformular o núcleo da sua doutrina p, uma vez mais em ruptura com as convenções académicas que, em parte, tinha conduzido a filosofia política conservadora para essa crise. Pareceu-me que o liberalismo merecia um tratamento idêntico: contar a história do liberalismo, até agora deficientemente contada pelas academias influenciadas pela anglofonia; diagnosticar a sua crise e reconstruir o cânone liberal.

2-O liberalismo tem, como afirma, variantes: podemos falar de um liberalismo à portuguesa ou limitamo-nos a seguir outros?
R-Nunca tivemos um liberalismo à portuguesa. O liberalismo é uma invenção francesa e inglesa e até hoje fomos imitando uns e outros com maior ou menor competência.

3-A chegada ao poder da extrema-direita com restrições severas às liberdades significa já uma ameaça ao ideal de liberdade que o liberalismo protagonizou durante dezenas de anos ou ainda vamos a tempo de repor os seus valores e princípios?
R-A ameaça ao ideal liberal, e sobretudo às liberdades liberais, provém de todos os regimes e ideologias antiliberais. No mundo contemporâneo, a extrema-direita, tal como a extrema-esquerda, é uma ameaça, mas por enquanto pouco significativa quando comparada com a profusão de regimes anti-liberais com efectivo poder. Desde os nacionalismos revanchistas e repressivos, como o regime chinês ou o regime russo, até às sociedades hiperislamizadas no Médio Oriente e em África, passando pelas cleptocracias e narco-Estados, são muitas as ameaças às liberdades liberais. Para nada dizer de regimes totalitários como a Coreia do Norte, ou a memória revolucionária como legitimação da violência e repressão do Estado em países como Cuba e Venezuela.
__________
Miguel Morgado
Introdução ao Liberalismo
Publicações D. Quixote  28,80€

COMPRAR O LIVRO