Nuno Nepomuceno: “Este desfecho é como um lado B da história, muito mais negro”

1-Com «A Hora Solene» encerra esta trilogia. Como evoluiu o processo criativo ao longo de todos estes anos: a essência deste terceiro livro estava na sua mente desde início ou a história foi-se construindo e ganhando forma seguindo outros caminhos?
R-A versão original do livro data de 2015, ano que foi publicado pela primeira vez. Normalmente, trabalho sem um plano definido para cada livro, mas com aquilo que chamo de pontos de passagem, ou seja, referências, ou momentos, que desejo incluir no livro. Sendo a conclusão da trilogia Freelancer, A Hora Solene teve sempre isso em mente, isto é, foi um livro que na sua maioria existiu desde o início da série, pois era àquele ponto da história que sempre quis chegar. Os dois volumes anteriores, O Espião Português e A Espia do Oriente, foram o caminho.

2-Este terceiro volume tem um final alternativo: porquê?
R-O final alternativo desta edição de colecionador já existia em 2015, sendo isso mesmo, uma opção alternativa, que me deixou sempre algo indeciso sobre o rumo final que desejava para a trilogia. O antepenúltimo capítulo de A Hora Solene termina numa situação que deixa o leitor sem saber o que irá acontecer a seguir e no hiato temporal que decorre até à conclusão, onde se irá reencontrar com os protagonistas, muito terá acontecido. Este desfecho é como um lado B da história, muito mais negro, à semelhança do meu trabalho original mais recente, em que, por vezes, tal como na nossa vida, nem tudo corre pelo melhor. Por outro lado, tratando-se de uma edição de colecionador, pareceu-me que os leitores do livro mereciam um pequeno presente, um final alternativo.

3-E, agora, o que se segue: um período de acalmia criativa ou, pelo contrário, já há novas ideias na sua cabeça e está ansioso por começar a escrever?
R-Vivemos numa sociedade que reage ao imediato e que parece só acreditar naquilo que vê nas redes sociais. Apesar de considerar que tenho uma presença digital forte, na realidade sou bastante reservado quanto à minha vida pessoal e projetos que tenho para o futuro. Prefiro não falar sem saber, sem ter a certeza do que vai acontecer a seguir, mas posso dizer que ando a trabalhar bastante, avizinhando-se meses muito árduos. Estou a escrever os guiões para a adaptação televisiva de um dos meus livros, além de também já me encontrar envolvido num novo original, sem data de publicação prevista.
__________
Nuno Nepomuceno (www.nunonepomuceno.com)
A Hora Solene
Infinito Particular  19,95€

COMPRAR O LIVRO