Vergílio Borges Pereira: “Bourdieu é um autor decisivo”

1-Qual a ideia que esteve na origem desta obra colectiva Bourdieu e os Seus Livros?
R-A ideia foi mesmo a de, retendo o marco constituído pelo vigésimo aniversário da morte de Pierre Bourdieu, estabelecer um espaço para discutir a sua obra sociológica, analisando-a a partir do estudo pormenorizado de alguns dos seus livros de referência. Foram dez os livros escolhidos e vinte os especialistas mobilizados para os ler e discutir. Duas décadas depois, e tendo existido outros momentos em que já tínhamos discutido o trabalho sociológico deste autor, pensou-se, coletivamente, no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, que se justificava voltarmos a incidir o nosso olhar sobre a investigação sociológica deste autor francês, que teve uma ação decisiva na renovação e reorientação da Sociologia na segunda metade do século XX e cujo legado se tem estendido por este novo século.
2-Construiu a estrutura do livro como forma de estimular o interesse dos estudantes de Sociologia na obra de Pierre Bourdieu?
R-Sim. Os livros de Bourdieu são habitualmente muito citados, tanto na investigação como na dinamização de cursos vários, mas quisemos muito provocar uma leitura e/ou uma releitura atenta dos livros escolhidos, de modo a que quer as mensagens principais, quer os conteúdos analíticos mais detalhados, que se encontram, por vezes, escritos em notas de rodapé ou em comentários e anexos menos lidos, tivessem ocasião de ser debatidos. São exercícios práticos de leitura, que enfrentam uma obra que é frequentemente tida como complexa e de leitura muito exigente. Ora, pensámos na possibilidade de mobilizar leitores atentos da obra de Bourdieu e, de livro a livro, equacionámos a possibilidade de restituir leituras e recepções dos livros. A apresentação e discussão dos livros é cronológica para que, quem lê, possa acompanhar a construção do percurso de pesquisa do autor de referência. Um anexo biobibliográfico ajuda a construir essa leitura.
3-Pierre Bourdieu e a sua obra continuam a ser incontornáveis no estudo da Sociologia?
R-Sem dúvida. É um autor decisivo. Construiu um quadro conceptual que capitaliza muito do que a história da Sociologia elaborou e foi aperfeiçoando esse quadro conceptual em sucessivas investigações empíricas, que abriram linhas de investigação profundamente inovadoras sobre temáticas muito diversas, que hoje concebemos nos termos em que concebemos muito por causa desses quadros conceptuais e dessas investigações empíricas que a imaginação sociológica de Bourdieu, e dos seus mais imediatos companheiros de trabalho, gizaram. Ainda há poucos dias tive ocasião de fazer circular este livro entre vários colegas brasileiros, que se reuniram em Paris para apresentar e discutir resultados de um muito vasto programa de pesquisa em São Paulo, resultante da mobilização do programa de trabalho de Bourdieu para conhecer as desigualdades sociais e simbólicas naquela enorme metrópole.
__________
Vergílio Borges Pereira (org.)
Bourdieu e os Seus Livros. Exercícios práticos de leitura
U.Porto Press 15€

