Frederico Pedreira: A Lição do Sonâmbulo

Frederico Pedreira e o seu último livro “A Lição do Sonâmbulo” acabam de receber o Prémio União Europeia de Literatura/2021.
Nasceu em Lisboa em 1983. Da sua obra, destacamos: Breve passagem pelo fogo (Artefacto, 2011), O artista está sozinho (edição do autor, 2013), Doze passos atrás (Artefacto, 2013), Um bárbaro em casa (Língua Morta, 2014), Presa comum (Relógio D’Água, 2015), Fazer de morto (Língua Morta, 2016), Uma Aproximação à Estranheza (IN-CM, 2017) e A Noite Inteira (Relógio D’Água, 2017). Traduziu poemas de W.B. Yeats, ensaios de G. K. Chesterton e obras de Dickens, Wilde, Hardy e Banville, entre outros autores.
Já tinha vencido o Prémio INCM/Vasco Graça Moura na categoria de Ensaio (2016).

__________
1-O que representa, no contexto da sua obra, o livro «A Lição do Sonâmbulo»?

R- Um exercício de síntese e de explicitação de rumos que foram esboçados noutros livros que escrevi em prosa e verso. A explicitação tem que ver com o meu interesse talvez um pouco mórbido pelos caminhos mais ou menos transitáveis da memória. Ainda assim, não sei bem como encaixá-lo no meio dos outros. É demasiado livre e “para comigo”, como diz o título do último livro de Joaquim Manuel Magalhães. Terá sido aquele em que fiz menos cedências para com um hipotético leitor (cada vez mais hipotético), até porque o encarei mais como uma investigação em nome próprio, um gesto inquiridor que ao invés de apontar para o mundo aponta para o coração.

2-Qual a ideia que esteve na origem deste livro?
R- Não digo uma ideia, antes uma inquietação que com o passar do tempo foi exigindo modos de expressão. É que eu não escrevo a não ser quando é estritamente necessário, quando preciso de sossegar interrogações, inquietações e obsessões, que podem ter várias faces: neste caso, a pergunta insistente terá sido qualquer coisa do género “o que é que aconteceu?”, referindo-me à espécie de vida que levei até agora e às marcas de um rosto ao espelho.

3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R- Ando a saltitar entre contos e um livro de ensaios sobre as noções de intimidade e teatralidade em arte, em constante referência a poetas portugueses que muito admiro.
__________
Frederico Pedreira
A Lição do Sonâmbulo
Companhia das Ilhas  15€

Frederico Pedreira na Novos Livros | Entrevistas

COMPRAR O LIVRO