José Gameiro: “O que aprendi e com quem aprendi”

1-Qual a ideia que esteve na base deste seu livro «Ser Psiquiatra-Uma Vida Entre Voos e Famílias»?
R-A ideia foi tentar dar uma visão geral da minha vida enquanto psiquiatra e como alguma parte da vida pessoal influenciou o meu olhar para os doentes.

2-De certa forma, o livro não é só uma autobiografia sincera: também pode ser lida como uma história «pessoal» da psiquiatria em Portugal?
R-Talvez, mas sobretudo como o que aprendi e com quem aprendi serviu para criar o meu modelo de fazer psiquiatria. Nesta especialidade há guidelines para tratar alguns quadros, mas uma parte da clínica não são pessoas doentes, são pessoas que querem falar da sua vida e dos seus problemas.

3-Com mais de 40 anos de prática, em 2023, como antevê o futuro dos jovens psiquiatras que estão a iniciar as suas carreiras?
R-Se a psiquiatria é, actualmente, uma especialidade médica mais reconhecida e aceite como qualquer outra, preocupa-me a falta de formação psicoterapeutica dos jovens psiquiatras que, em muitos casos se limitam a fazer diagnósticos e prescrever medicação. Falam pouco com os doentes. Enviam para os psicólogos. A psiquiatria assim é muito pouco interessante.
__________
José Gameiro
Ser Psiquiatra-Uma Vida Entre Voos e Famílias
Tinta-da-China  14,90€

COMPRAR O LIVRO