Marcelo Viana: “Tudo na matemática tem uma razão de ser”

1-Qual a ideia que esteve na origem deste seu novo Histórias da Matemática-Da Contagem nos Dedos à Inteligência Artificial?
R-Histórias da Matemática é, essencialmente, uma coletânea de artigos que publico semanalmente no jornal brasileiro Folha de São Paulo desde 2017. Alguns artigos relacionados foram fundidos em um capítulo único, outros foram levemente modificados ou complementados. Além disso, o todo foi organizado cronologicamente. Mas o livro mantém o objetivo das colunas da Folha, que é contribuir para que o leitor se sinta melhor com a matemática, independentemente de achar que gosta ou não da disciplina.
2-A sua abordagem, contando imensas histórias, torna a Matemática muito mais interessante: porque será que, para muitas pessoas, a Matemática é um problema?
R-É um fato comprovado que as crianças pequenas gostam de matemática, provavelmente todos nascemos gostando. Na infância a utilidade das ideias matemáticas é bastante transparente: números inteiros para contar brinquedos ou amigos; frações para acompanhar a divisão da pizza. Faz muito sentido. Mas à medida em que a educação formal avança, e a matemática escolar se torna mais abstrata, a conexão com a realidade vai ficando mais difícil de apresentar. A matemática torna-se um problema porque ela parece ser um conjunto de problemas sem utilidade e sem sentido. A profissão de professor de matemática é a mais difícil que existe também por isso.
3-Se uma dessas pessoas lhe pedisse um conselho sobre como olhar para a Matemática de outra forma, o que lhe diria?
R-Tudo na matemática tem uma razão de ser, um sentido mais ou menos profundo. Não abra mão de entender esse sentido, pois é aí que está a graça. Matemática é muitas coisas e diversão é uma das mais importantes. Pode parecer uma mensagem teórica mas no meu Instituto temos várias iniciativas que provam que ela é real. Por exemplo, a cada 2 anos realizamos (no Rio de Janeiro) o Festival Nacional da Matemática, totalmente voltado para a matemática como diversão. São dezenas de milhar de visitantes em cada edição o mais difícil é fazer sair a criançada na hora de fechar as portas.
__________
Marcelo Viana
Histórias da Matemática-Da Contagem nos Dedos à Inteligência Artificial
Tinta-da-China 17,90€

