Mafalda Santos: “O conceito de dimensões paralelas sempre me fascinou”

1-O que representa, no contexto da sua obra, o livro «Do Outro Lado»?
R-É o meu primeiro romance, mas com todos os maravilhosos que já existem, é preciso algum atrevimento para achar que o nosso vem acrescentar alguma coisa a esse universo. No entanto acredito que, mais não seja, há sempre espaço para uma nova história que esteja bem escrita e que chegue no momento certo. A verdade é que eu nunca teria escrito este romance se o mundo não estivesse como está.  A história passa-se entre duas dimensões: de um lado está um mundo parecido ao nosso, burguês e cínico quanto baste, onde reina a normalidade, do outro há um mundo caótico em guerra e personagens que lutam para sobreviver de um inimigo que lhes é invisível. Isto pode ter uma leitura literal, ou absolutamente metafórica. O leitor poderá fazer essa escolha, ainda que me pareça que ambas convivem perfeitamente uma com a outra. Mas respondendo directamente à sua pergunta, acredito que este romance representou a descoberta do meu próprio estilo.

2-Qual a ideia que esteve na origem deste livro?
R-Sempre gostei de distopias que roçam a realidade. Assim de repente penso no Ensaio Sobre a Cegueira, de Saramago e no 1984, de George Orwell, ambos livros e autores que me marcaram muitíssimo e que de alguma forma povoam o meu imaginário quando escrevo. Quis escrever algo com essa carga simbólica, mas que fosse também uma história original, empolgante, carregada de mistério e tensão. O conceito de dimensões paralelas sempre me fascinou. Achei que havia aí material para construir uma história que desse prazer aos leitores e que os pusesse a pensar.

3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?

R- Há cerca de duas semanas entreguei à editora um novo romance, entenda-se que terminei o Do Outro Lado em Outubro de 2021 e que comecei logo a escrever o seguinte.  Não querendo para já adiantar o nome, posso dizer que se trata também de um romance de ficção e o protagonista é um escritor.  Estou neste momento numa fase em que quando termino um livro tenho a necessidade de começar imediatamente a escrever outro. Julgo que  o faço para tentar fugir ao vazio que sinto, quando ao final de tantos meses de convivência, me despeço das personagens e do universo em que mergulhei.
__________
Mafalda Santos
Do Outro Lado
Suma de Letras  16,45€

COMPRAR O LIVRO