Maria João Tomás/Nuno Azevedo | A Internacionalização da Economia Portuguesa

1-Qual a ideia que esteve na base do livro “A Internacionalização
da Economia Portuguesa”?
R-A ideia inicial foi criar um livro que explicasse as grandes
teorias sobre a internacionalização de uma forma simples, acessível, mas
rigorosa, e que juntasse também casos práticos. O objetivo é ajudar os alunos,
mas também empresários e executivos, para que numa só obra consigam encontrar
toda a informação que precisam. Por outro lado, o facto de reunirmos um
conjunto de companhias portuguesas pode servir de inspiração para novos
empreendedores, para verem como é possível, em Portugal, ter sucesso numa área
tão arriscada. Por fim, achamos que seria um bom livro para o leitor comum
conhecer a história de empresas do nosso país que muito nos orgulham.

2-Do seu ponto de vista, que aspectos estruturais são mais
significativos na internacionalização das empresas portuguesas no século XXI?
R-São vários os fatores que devem ser tidos em conta quando se
fala em internacionalização, e procuramos dar essa orientação na segunda parte
do livro. Por outro lado, na terceira parte temos os CEOs responsáveis pelo
percurso internacional das suas empresas a relatarem na primeira pessoa quais
foram os passos e as decisões estruturais que tiveram de tomar. Penso que nada
substitui a leitura do livro, mas de uma forma muito sintética, podemos referir
a avaliação da capacidade financeira e de recursos humanos que a empresa tem
para poder suportar os encargos, saber escolher os parceiros do negócio,
encontrar o melhor mercado para o seu produto ou serviço e saber ultrapassar
com flexibilidade todos os desafios que vão encontrar num país com uma cultura
de negociação e de comunicação distintas.
3-Dos oito casos apresentados, quais as principais ideias
que outras empresas poderão reter como boas práticas em processos de
internacionalização?
R-Mais uma vez, acho que nada substitui a leitura do livro, e
que cada empresário deverá rever-se no percurso das oito empresas que, sendo
todas elas distintas, permitem uma abrangência muito completa do panorama
português. Desde startups, como a Science4you ou a BuyinPortugal, que nasceram
de ideias pioneiras e cresceram num ápice, a gigantes com a Fly London ou a
WeDo Tecnologies, a empresas mais tecnológicas como a Aralab e a farmacêutica
Edol, a especialistas em nichos de mercado, como a Skypro, até ao nosso
bacalhau da Riberalves, facilmente se encontram vários exemplos de boas
práticas adequadas a cada setor, e a cada etapa do processo de
internacionalização, que permitem chegar ao sucesso.
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Maria João Tomás/Nuno Azevedo (coord.)
A Internacionalização da Economia Portuguesa. Casos de Sucesso Empresarial
Temas e Debates  18,80€