Inês Figueiras: “Cada vida conta”

1-Como surgiu a ideia de escrever este livro «Campos de Concentração Nazis: Sobreviventes e Fugitivos»?
R-Foi uma ideia do editor da Guerra e Paz, Manuel S. Fonseca, que acompanhou todo o processo de escrita e fez inúmeras sugestões. Fui à procura de histórias de pessoas que passaram por campos de concentração nazis e que milagrosamente sobreviveram até ao fim da guerra ou que conseguiram o incrível feito de protagonizar uma das raras fugas.

2-O que mais a surpreendeu ao investigar as histórias das pessoas que percorrem este livro?
R-A incrível capacidade de sobrevivência num cenário ainda mais horrível do que aquele que imaginava antes de iniciar a investigação que fiz para este livro. Estas pessoas conseguiram sobreviver em condições pelas quais nenhum ser humano deveria alguma vez passar. Fui surpreendida por relatos que nos mostram o pior do ser humano, mas também o melhor. São histórias de vida absolutamente extraordinárias.

3-Agora que os sobreviventes dos campos de concentração nazis vão desaparecendo, importa ainda mais conhecer estas histórias para que a memória não se perca?
R-Absolutamente. Tudo isto poderia ter acontecido com os nossos pais ou avós, mas, infelizmente, tendemos a ver esta realidade como distante. Não nos podemos esquecer de que isto aconteceu há apenas algumas décadas e aqui tão perto. Uma equipa de investigadores do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, num projecto liderado pelo historiador Fernando Rosas, identificou perto de mil portugueses que foram submetidos a trabalhos forçados para alimentar o esforço de guerra alemão. Pelo menos oito dezenas de portugueses estiveram presos em campos de concentração nazis. Eu conto a história de uma dessas portuguesas. São muito poucas pessoas, se pensarmos nos números globais. Mas são pessoas, não nos podemos esquecer disso. Cada vida conta. Não podemos esquecer o lado mais negro da história, para que não se repita.
__________
Inês Figueiras
Campos de Concentração Nazis: Sobreviventes e Fugitivos
Guerra e Paz  €

COMPRAR O LIVRO