Noite sem fim


No final deste livro sentimos que conhecemos a autora Kerry Daynes. Talvez seja pelas descrições detalhadas dos intervenientes e cenários em que desenvolveu a sua carreira de psicóloga forense. Ou porque todas as histórias deste livro relatam casos reais, o que aumenta o nível de conexão com o leitor.

Mas, sobretudo, porque Kerry é uma pessoa de apurada sensibilidade com um carácter profundamente humanista, alguém que desejamos que seja um exemplo a seguir nas instituições prisionais e de apoio a doenças do foro psicológico, de todos os países.

Baseados nas suas memórias e experiências, os textos são, no entanto, claros, sucintos, de leitura ágil, profusamente apoiados em dados estatísticos e links para estudos e artigos adicionais.

A estrutura desenvolve-se em ordem cronológica durante 11 capítulos, desde o verão de 1996 quando Kerry inicia um estágio na prisão de Wakefield até ao verão de 2016. Estabelecimentos prisionais, tribunais, esquadras de polícia, centros de apoio à comunidade são os cenários maioritariamente sombrios onde decorrem as suas histórias.

Em cada capítulo é dado o exemplo de um caso em que a autora participou, o qual acaba por ser o catalisador para uma nova descoberta como psicóloga, ou para uma alteração de rumo nos seus objetivos profissionais.

São, por isso, muitas vezes chocantes, desproporcionados em relação à ideia de normalidade e equilíbrio. São casos com finais-felizes adiados e esperança esmorecida pela crua realidade. Alguns deles são um meio da autora também confidenciar experiências pessoais de abuso e perseguição, partilhadas sem auto-vitimização e com o propósito de alertar as mentes.

Kerry Daynes é uma figura mediática do Reino Unido que defende que a prevenção dos problemas (psicológicos, criminais, etc) é sempre preferível à cura. A sua principal mensagem é que devemos deixar de perguntar o que há de errado com os criminosos e com doença mental, para passar a tentar perceber “o que é lhes aconteceu?” e “o que é que nos aconteceu a nós como sociedade?”.

Nota adicional para a tradução de Rute Mota, que habilmente conseguiu espelhar a personalidade marcante da autora. Num todo, este é um livro enriquecedor, que dificilmente se esquece.
_________
Kerry Daynes
O Lado Negro da Mente. Histórias Reais da Minha Vida como Psicóloga Forense
Bertrand Editora  16,60€

COMPRAR O LIVRO