Raquel Soares | Marketing: um Desafio

1-Qual a ideia que esteve na origem deste livro «Marketing: um Desafio Incontornável para as Microempresas»?
R- A ideia que motivou este projeto foi oferecer a gestores, estudantes e a todos aqueles que necessitam do marketing e desconhecem, ou são menos esclarecidos, um livro que permite, de uma forma simples e despretensiosa, perceber o marketing enquanto uma poderosa ferramenta que potencia a criação de valor. O marketing é, nos dias de hoje, protagonista na vida dos consumidores, das empresas e dos mercados. Contudo, por vezes, o marketing é encarado como um custo e não como um investimento, sobretudo nas microempresas em que os orçamentos são limitados e o desafio de conceber uma estratégia de marketing é, ainda, pouco valorizado. Através de inúmeros exemplos reais, desmistificam-se alguns aspetos sobre o que é o marketing e desfazem-se mitos que são uma constante no mundo dos negócios. O marketing não é senso comum, não é somente sinónimo de vendas, nem tão pouco de publicidade. O marketing é muito mais do que isso.

2-Do vosso ponto de vista, podem as microempresas (e as PMEs) ambicionar desenvolver estratégias de marketing com bons resultados no mercado português ou no mercado global?
R- Certamente. Qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou da sua origem, pode conquistar bons resultados através do desenvolvimento de estratégias de marketing. Os resultados são uma consequência de um trabalho estruturado proveniente de um diagnóstico de mercado. Ao estudar o mercado, as empresas conseguem identificar alterações por exemplo dos concorrentes, consumidores, Governo, tecnologia e economia e, a partir destas informações, formular estratégias de marketing que possam colocar a empresa em vantagem. Assim, as estratégias de marketing poderão consolidar as escolhas de como a empresa pretende competir no mercado visando gerar valor para os seus consumidores e isso é algo que qualquer empreendedor ou gestor deve sempre ambicionar.

3-A adopção de práticas de marketing é já uma realidade na gestão das microempresas portuguesas?
R- A adoção das práticas de marketing por parte das microempresas é muito desigual e depende, sobretudo, dos empresários e gestores que estão à sua frente. Uma geração mais jovem e mais bem preparada está, atualmente, a integrar o marketing nas práticas empresariais das microempresas. O aspeto crítico é perceber que o marketing não se limita a grandes campanhas publicitárias e estudos de mercado muito desenvolvidos, com metodologias sofisticadas. Tão pouco é uma ciência ao serviço de grandes orçamentos e de agências de comunicação reputadas. Marketing é também, e sobretudo, conhecer os clientes, as suas expetativas e necessidades, estando atento à dinâmica dos mercados e à evolução das motivações de consumo. Marketing é muito mais uma atitude do que um conjunto de regras, uma forma de estar no negócio olhando para o outro – o mercado – e não para dentro, numa postura de quem pensa que já não precisa de estudar o cliente.
__________
Raquel Soares/
Marketing: um Desafio Incontornável para as Microempresas
Actual Editora. 16,90€

COMPRAR O LIVRO