Regressar a 10 autores esquecidos
CRÓNICA
| J. A. Nunes Carneiro
Há autores com obras muito significativas para nós e que, de vez em quando e sem um motivo aparente, nos apetece simplesmente oferecer a um amigo. Uma obra que, anos atrás, nos impressionou ou um autor que ficou como sendo um autor preferido para sempre.
Mas, a nossa vontade nem sempre é uma tarefa fácil agora que o mercado livreiro parece estar cada vez mais inundado pelos livros de sucesso imediato da novidade. Nas livrarias, o chamado fundo editorial é cada vez mais pobre e resta-nos o percurso dos alfarrabistas sem garantia de êxito.
Por isso, fico sempre muito contente quando uma editora aposta na reedição das principais obras de autores que fazem parte da história da nossa literatura mas nem sempre estão disponíveis nas livrarias e, por vezes, estão mesmo esgotados nas editoras.
Vem tudo isto a propósito de duas excelentes iniciativas recentes: a Minotauro está a reeditar Augusto Abelaira e a Assírio & Alvim acaba de iniciar a reedição das obras de José Rodrigues Migueis com Léah e Outras Histórias e Um Homem Sorri à Morte.
São pois excelentes notícias. Por isso, em jeito de lembrete, aqui fica uma escolha pessoal com as ligações para acesso a novas edições de obras de 10 autores de sempre e para sempre:
1- JOSÉ RODRIGUES MIGUÉIS
2- AUGUSTO ABELAIRA
3- AGUSTINA BESSA-LUÍS
4- ALEXANDRE O’NEILL
5- VERGÍLIO FERREIRA
6- FERNANDO NAMORA
7- ALVES REDOL
8- JOSÉ CARDOSO PIRES
9- MANUEL DA FONSECA
10- URBANO TAVARES RODRIGUES
Boas leituras!