Sandra Duarte Tavares | Comunicar com Sucesso

1-Qual a ideia que esteve na origem deste livro «Comunicar com Sucesso»?
R- A ideia surgiu em 2017, altura em que eu estava numa clínica médica a fazer um exame de rotina. Após o questionário clínico habitual, a médica prosseguiu “Sandra, agora, vou fazer-lhe uma grande maldade”. Nesse instante, comecei a sentir-me mal, com uma forte quebra de tensão e o desmaio tornou-se iminente. Depois de melhorar, percebi que foi a palavra maldade que me provocou o mal-estar. Essa palavra magoou-me mais do que o próprio exame médico. A partir desse dia, tomei verdadeira consciência sobre o poder das palavras na nossa vida. Se, quando comunicamos, o rigor linguístico contribui para que possamos projetar uma imagem credível e de confiança ao nosso interlocutor e a clareza permite que a nossa mensagem seja recebida facilmente, com prazer e sem esforço, a grande novidade deste livro encontra-se na forte componente emocional da comunicação. Como escolher sabiamente as palavras em função do nosso interlocutor e da situação de comunicação, como dar uma informação negativa de forma positiva, como comunicar com empatia? O sucesso das nossas relações pessoais e profissionais está, sem qualquer dúvida, no poder das nossas palavras: este é o pressuposto central deste livro.

2-Escreveu um manual académico ou uma obra de apoio a todos os que pretendem comunicar melhor?
R- Este livro destina-se a todas as pessoas que desejam aperfeiçoar competências linguísticas e comunicativas. A todas as pessoas que acreditam que as competências de comunicação são, hoje em dia, o passaporte para se alcançar credibilidade, aceitação e poder. Destina-se a todos aqueles que sabem que o sucesso das nossas relações pessoais e profissionais está, sem dúvida, no poder das palavras. A obra oferece-nos um conjunto de dicas úteis para uma comunicação clara, empática, assertiva e, sobretudo, emocionalmente inteligente. A par das técnicas e ferramentas que nos permitem aperfeiçoar competências linguísticas, são propostos mecanismos que nos permitem fazer um uso adequado da língua portuguesa em diferentes situações de comunicação, por exemplo: que expressões de cortesia linguística poderão suavizar uma ordem ou uma informação menos positiva? Quais os recursos linguísticos mais eficazes quando desejamos influenciar o nosso interlocutor? E como podemos gerir um conflito com assertividade? Assim, esta é, sem qualquer dúvida, uma obra de apoio a todos os que pretendem comunicar melhor. Comunicar com sucesso.

3-Para começar a comunicar bem (ou, pelo menos, melhor), qual o principal conselho que pode dar aos seus leitores?
R-Conhecer muito bem o nosso interlocutor, os seus interesses, preferências, necessidades, pois é em função de tudo isso que iremos escolher a informação relevante a incluir na nossa mensagem, o registo linguístico adequado, as palavras certas e eficazes com vista a cumprir o nosso objetivo comunicativo. Contacto regular com a leitura: é muito importante que sejamos frequentemente expostos à forma de registo cuidado das palavras e tenhamos contacto regular com a leitura (literária e não literária). A leitura possibilita não só o enriquecimento do vocabulário e o aperfeiçoamento da sintaxe, como também a criatividade, abrindo novos horizontes sociais e culturais. Assim, leiam muito e bem, para que possam comunicar cada vez melhor!
__________
Sandra Duarte Tavares
Comunicar com Sucesso
Oficina do Livro   15,50€

COMPRAR O LIVRO