António Calheiros | Recrutamento e Selecção

1-Qual a ideia que esteve na origem deste livro «Recrutamento e Selecção: Da Teoria à Prática»?
R- Eu lecciono a disciplina Recrutamento e Selecção há vários anos e nunca encontrei um manual que reflectisse adequadamente a minha visão sobre o tema. Os principais problemas que vejo em muitos dos manuais disponíveis são que apresentam uma receita única a aplicar a todas as situações e não dão aos leitores ferramentas que os ajudem a reflectir e a ter uma perspectiva crítica sobre como deve ser estruturado um processo de recrutamento e selecção. O meu objectivo com este manual é partilhar um conjunto de ideias e estudos que ajudem o leitor a ter mais opções e a poder definir de forma consciente e informada processos de recrutamento e selecção adequados às especificidades de cada caso concreto.

2-A obra é um manual académico ou pretende ser um manual de gestão para alcançar leitores nas empresas e noutras organizações?
R- Na Coimbra Business School | ISCAC procuramos preparar os nosso alunos para serem capazes de chegar às organizações e imediatamente criarem valor. Especificamente na disciplina de Recrutamento e Selecção, a avaliação proposta aos estudantes consiste na concepção de um processo de recrutamento e selecção. Assim, olhando para o carácter aplicado do nosso ensino, este livro acaba por cumprir os dois objectivos. É um manual para a disciplina, mas que procura preparar os leitores para os desafios do recrutamento e selecção na prática.

3-De que forma o recrutamento e a selecção têm evoluído no contexto de maior digitalização dos processos de gestão?
R- Há duas questões incontornáveis. A digitalização tornou o processo mais rápido e acessível (é mais barato e simples anunciar vagas e candidatar-se a essas vagas). Isto leva a que, muitas vezes, as empresas fiquem assoberbadas em candidaturas e sintam dificuldades em processá-las de forma atempada e consistente. Por outro lado, o facto de o LinkedIn ser uma espécie de repositório de CVs faz com que seja mais fácil identificar e contactar candidatos passivos (pessoas que têm o perfil procurado pelas empresas mas que não estão activamente à procura de emprego e não respondem a anúncios).
__________
António Calheiros
Recrutamento e Selecção: da Teoria à Prática
Editora RH  19,50€

COMPRAR O LIVRO