Pedro Piedade Marques: “João Abel Manta é um artista que contribuiu com a sua obra para o desenvolvimento de um processo revolucionário”

1-Qual a ideia que esteve na origem deste seu livro “Bonecos para o Povo. João Abel Manta, Artista Revolucionário”? R-A ideia surgiu do facto de ter já havido dois catálogos para as exposições de 2024 que celebraram a obra do…

Ler mais

João Miguel Tavares: “Sócrates: um político cujo comportamento ético era pura e simplesmente inadmissível”

[Foto: Miguel Manso] 1-Qual a ideia que esteve na origem deste seu livro “José Sócrates-Ascensão (1957-2005)”? R-Escrevi com muita intensidade, e de forma muita crítica, sobre José Sócrates nos anos em que ele foi primeiro-ministro, e sempre me pareceu que…

Ler mais

“Todas as revoluções têm as suas tensões e que podem derrapar para situações próximas da democracia directa”

1-Qual a ideia que esteve na origem deste novo livro, «Expropriados de Abril»? R-A ideia de lançar este novo livro surgiu principalmente por duas razões: novas obras, análises e documentos que surgiram sobre este tema nos últimos 20 anos e…

Ler mais

GESTÃO E NEGÓCIOS: As melhores prendas de Natal

1-Miguel Pina e Cunha/Milton de Sousa/Adolfo Mesquita Nunes, Manifesto para um Capitalismo Humanista – Guerra & Paz  ENTREVISTA 2-P. Dionísio/V. Rodrigues/J. Guerreiro/R. Canhoto/H. Faria, AI_Novator: Marketing na Era da Inteligência Artificial e da Sustentabilidade – Bertrand 3-Fábio Hirota, ChatGPT para…

Ler mais

“SIADAP pode contribuir para a melhoria das práticas de gestão e valorização do mérito”

1-Qual a ideia que esteve na origem deste novo livro SIADAP-Avaliação de Desempenho do Pessoal Não Docente na Administração Pública? R-A avaliação de desempenho assume hoje um papel decisivo no funcionamento das organizações e no percurso profissional e na vida…

Ler mais

Jorge Moreira Silva: “A Marinha militar foi o maior agente de repressão do tráfico de escravos “

1-Que significado teve para si receber o Prémio Defesa Nacional com o livro Poucos mas Bons? R-Este prémio é, para mim, um importante reconhecimento de uma instituição tão prestigiada como é a Comissão Portuguesa de História Militar. É, sobretudo, uma…

Ler mais